Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ninguém muda, além de você...


Muitas vezes esperamos e apostamos nossas fichas em mudanças... mas elas nem sempre vêm. Principalmente quando esperamos que outras pessoas mudem. Sinceramente, as pessoas não mudam, as pessoas criam seus valores e ali se firmam, criam seus alicerces e ponto. Eu não mudo, você não muda, ele não muda, ninguém muda.
E olha que eu sou muito adepto de mudanças, já mudei de empregos, de cidades, de casas... Mas sei que nunca deixarei de ser quem sou e ter os valores que tenho. Mude sim, mude de PESSOAS. Insatisfeito no trabalho, MUDE! Insatisfeito na cidade onde mora, MUDE! Insatisfeito com as amizades, MUDE! Insatisfeito com seu companheiro, MUDE! Mantendo as coisas como estão, suas insatisfações serão as mesmas, suas decepções com as pessoas continuarão as mesmas, e pior, seu futuro estará fadado a seguir este caminho, que não é o que você quer.
A vida é uma só, e é justo que busquemos – mesmo que leve a vida toda – aquilo que nos faz feliz.
Mudar não é fácil, sair da inércia, no qual nos colocamos sentados apenas para reclamar e desejar um futuro diferente ou ações diferentes das pessoas, é um passo complicado e que requer força e novas ações. Einstein dizia que se você quer resultados diferentes, faça coisas diferentes. Coisas iguais terão sempre os mesmos resultados.
Mudar, para muitos, é sinônimo de imaturidade, de irresponsabilidade, de incerteza. Pois é exatamente o contrário. Os imaturos, irresponsáveis e inseguros permanecem onde estão, não saem da zona de conforto. Os maduros, responsáveis, seguros e, geralmente, competentes mudam, buscam encontrar pessoas como elas, buscam ambientes que permitam evoluir, crescer, com suor e trabalho, sem dúvidas, mas precisam ser ambientes que criem desafios. Estas pessoas querem, acima de tudo, ser felizes e estar satisfeitos.
Mas estas mesmas pessoas titubeiam em sair porque sabem o valor que tem onde estão, sabem que são peças importantes e sabem que estão contribuindo, dando muito mais que recebendo.
A vida é uma só – até onde temos garantias físicas disso, e se houver outras, na ocasião não me lembrarei desta e viverei novamente como se fosse a única – então aproveite, arrisque, vá, faça, volte, busque, tente, VIVA!