Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A vida como um filme

Depois que assisti ao filme Comer, Rezar, Amar, percebi que minha vida também estava se organizando em etapas como as realizadas por Julia Roberts. No ano passado, já sem o peso (financeiro e intelectual) da faculdade pude aproveitar melhor e mais os momentos livres. O COMER, na minha história, tem um sentido mais amplo, tem um sentido de aproveitar, e aproveitar acima de tudo a mim mesmo. Acredito que o verbo inglês TO ENJOY reflita melhor o que foi essa fase. Gastei mais dinheiro comigo mesmo, comprei roupas que queria, comi nos lugares que tive vontade, fui às festas que achei que seriam divertidas, fiz surpresas insanas, dei presentes, flores, lembranças... enfim, fiz aquilo que ME deixava feliz, e era isso que importava. Eu estava curtindo by myself, apesar de o destino tentar mudar as coisas de vez em quando. Não seria a hora... não era a hora... não foi a hora... Por que eu sabia que outra fase viria, o REZAR.
Para mim, o significado também seria outro, tão introspectivo e pessoal quanto rezar, ESTUDAR. Escolhi estudar outro idioma em outro país, viver a cultura local e mergulhar num mar de novos conhecimentos. Destino escolhido: Buenos Aires, a capital da nossa vizinha Argentina. Por uma questão geográfica, financeira e prática. Já tinha referências do local, o câmbio favorecia, nem tão longe do bom e velho Brasil, facilidades que me conquistaram. Chegar a um país desconhecido, no qual você tem pouco conhecimento do idioma é assustador. Felizmente não cheguei sozinho. Consegui a companhia de uma amiga e que foi fundamental nessa parte do plano, eu tinha com quem conversar, com quem rir dos micos que pagamos, com quem almoçar, com quem jantar, enfim, um apoio. Essa primeira semana foi de transição, estudava pelas manhãs, mas a tarde e a noite o lado turista falava mais alto. Conhecemos os principais pontos turísticos, as principais avenidas e ruas, os bairros os restaurantes, shows, teatro. Agora, já sozinho aqui, me debruço sobre a mesa e estudo gramática espanhola por algumas horas. Assistir TV é, acima de tudo, um exercício de muita concentração para entender o que estão falando, pensando o tempo todo pra compreender, e isso cansa... Mas logo as semanas vão passando, o ouvido vai se apurando, o cérebro vai aprendendo e isso passa... passa... porque ainda tem outra fase para chegar...o AMAR.

5 comentários:

  1. aiii que lindooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado! Na minha terceira semana aqui nos EUA assisti esse filme (sem legenda...), e fiquei surpresa quando me vi chorando no final. Consegui identificar na minha vida as fases se encaixando. Percebi que tinha achado meu eat (no Brasil, que pra mim tem a melhor culinária do MUNDO), meu pray ( que melhorou muito aqui nos EUA) mas quando chegou no love... sim, as reticências dominaram.

    O que quero te dizer meu caríssimo Mira: vai fundo. Mergulha na gramática. Enfia as caras nos livros. Aprende. Estuda como se o mundo fosse acabar hoje, mas "enjoy" o dia de HOJE como se ele tb fosse o último. Invista em você, pois é o que levarás dessa vida.

    Sem medo de ser feliz.. porque o love ou o amor, no final sempre aparece (e vem de quem menos esperamos).

    Beijãaooooo da May

    ResponderExcluir
  3. Preciso assistir esse filme. Parece inspirador.
    A gente precisa virar uma esquina da vida por conta própria, às vezes, sem esperar o GPS mandar. Só assim, experimentando, podemos dizer que não gostamos. Ou que adoramos.
    Tenho prá mim que toda experiência é válida. E a sua certamente será útil na carreira. Sorte e prosperidade para você.

    ResponderExcluir
  4. A fase do Comer eu participei por alguns dias, do Estudar quero que saiba que vai dar tudo certo, e o Amar pode ter certeza que Deus vai colocar uma pessoa maravilhosa em sua vida porque pessoas maravilhoras so terao pessoas iguais ao seu lado... VAI LA FILHOTE....VIXI MARIA... Felipe

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei seu blog! Esse texto em especial, me fez refletir, comecei pelo amar, agora estou indo para o rezar e logo mais pretendo comer de outras cultuaras em outros países =)
    Gostei de saber o quanto vc está bem.
    Bjo
    Ivy Garcia

    ResponderExcluir